RSS

Um novo modelo educativo – o exemplo sueco

02 Set

Aconselho a visualização desta reportagem, feita pelo The New York Times, que recomenda ao governo dos EUA que olhe para o sistema de ensino sueco como um exemplo a seguir. Já não é a primeira vez que o modelo educativo deste país escandinavo é citado como um caso de sucesso. A forma como liberalizaram o seu sistema educativo parece ter vindo a contribuir para uma melhoria da educação das suas crianças e jovens.

A ideia chave passa pela possibilidade de os pais poderem escolher a escola dos seus filhos e optar, se assim o desejarem, por escolas privadas, sendo os custos assumidos pelo Estado. Como é referido na peça – pelo CEO da Internationella Engelska Skolan, uma empresa sueca que gere escolas privadas – o que foi feito neste país foi, simplesmente, implementar competição na educação. Existindo competição, terá forçosamente de existir um empenho das escolas num aumento da qualidade do serviço educativo que fornecem.

É óbvio que um modelo deste género não se implementa do dia para a noite; demora anos, e implica outras reformas de diversas naturezas – por exemplo ao nível do modelo de contratação dos professores, que teria de permitir uma contratação directa por parte dos estabelecimentos de ensino (com maior liberdade e agilidade do que o que é possível actualmente) para que, as escolas que pretendam ser as melhores possam igualmente escolher os melhores professores -, mas será que cá em Portugal também não deveríamos olhar o ensino na Suécia como um modelo a estudar e a copiar, adaptando-o à nossa realidade?

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 2 de Setembro de 2010 em educação

 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: