RSS

O Papel da Tecnologia no Ensino

16 Jan

Esta era a visão que um dos grandes pensadores do século passado tinha para o futuro da educação: a tecnologia assumindo um papel fulcral no ensino, o acesso de cada aluno a um computador, um novo paradigma de ensino individualizado e à medida de cada um, resultando em alunos motivados para aprender.

Talvez hoje já não estejamos assim tão longe do que era a visão de Asimov. Nos dias que correm, não só as bibliotecas estão ligadas à internet, mas também outras fontes de dados oficiais; a comunicação entre pessoas está tremendamente facilitada; uma boa fatia das crianças nos países mais ricos tem acesso a um computador; ideias como o Magalhães podem levar os computadores e a internet aos mais pobres; os telemóveis são computadores em miniatura; o cloud computing veio revolucionar a forma como se guarda, se cria e se acede a informação. Os avanços tecnológicos que se deram de 1988 até hoje foram tremendos.

O debate sobre a utilização da tecnologia na educação ainda existe nos meios académicos, mas ela já é aplicada no quotidiano das escolas e dos alunos. Ainda haverá muito para melhorar e algumas (pequenas) revoluções a fazer, mas é um caminho que já começou a ser percorrido e esta é outra área onde Portugal está na linha da frente – algo de que nos devemos orgulhar.

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 16 de Janeiro de 2011 em educação, governação, tecnologia

 

Etiquetas: , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: