RSS

Para alemã(o) ver

09 Fev

É assim que se deve caracterizar a recente decisão do Primeiro-Ministro de não conceder, aos funcionários públicos, tolerância de ponto no Carnaval.

A Sra. Merkel não compreenderia que, no contexto actual, o Governo Português concedesse aos seus funcionários a hipótese de substituir, sem contrapartida, um dia de árduo trabalho por um dia de folia.

A decisão não deixa de ser irónica, já que os funcionários públicos serão, possivelmente, os únicos (ou perto disso) a não ter tolerância de ponto nesse dia; e mesmo assim não serão todos, uma vez que, por exemplo, muitos municípios e os governos regionais já contrariaram a decisão do Governo e as escolas estarão em interrupção lectiva.

Tenho a convicção de que é tão-somente uma medida de cosmética, que apenas serve para que o Governo Português fique bem na fotografia, e para que não se entre em contradição com o corte de feriados.

Não deixo, ainda assim, de aproveitar a oportunidade para questionar esta estratégia de cortar dias de descanso, acrescentando dias de trabalho, como forma de aumentar a produtividade. Ainda alguém me há-de comprovar, de forma irrefutável, o efeito que o corte de 4 feriados e um meio feriado terá no PIB nacional. E não me digam, como o disse Pedro Passos Coelho que, para calcular o valor da riqueza que se perde por um dia em que não se trabalhe, basta dividir o PIB nacional pelo número de dias do ano. Santa ignorância!

São medidas tomadas tendo por base crenças, ideologias e convicções e não justificadas por teorias ou factos. Enquanto as andamos a debater a adoptar, perdemos a oportunidade de discutir medidas que poderiam realmente ser importantes.

Por este andar ainda voltamos a decidir, como estratégia para aumentar a produtividade, adoptar o horário CET como a hora oficial portuguesa.

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 9 de Fevereiro de 2012 em economia, política

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: