RSS

TSU, emprego, sociedade e… realidade

20 Set

Um estudo de professores da Universidade do Minho refuta a ideia do Governo de que as alterações à TSU evitarão um crescimento do desemprego. Pedro Passos Coelho afirmou que, caso não fosse adoptada esta medida, “Portugal arriscava ter para o ano quase 17% de desemprego. O referido estudo aponta “para uma quebra no emprego e um aumento do desemprego de longa duração decorrentes de um aumento dos descontos dos trabalhadores” e que “[e]ste efeito negativo no mercado de trabalho não é compensado por qualquer efeito positivo da redução dos descontos das empresas”. Opiniões completamente antagónicas, portanto. Vamos ver qual será a taxa de desemprego no próximo ano.

Por outro lado, enquanto o Governo defende as vantagens desta medida para a economia, os vários parceiros sociais – desde confederações empresariais a sindicatos – criticam-na. A CAP pondera mesmo transferir eventual ganho na TSU para os trabalhadores, compensando-os de alguma forma da perda que lhes está destinada. A resposta dada pelo Governo às reservas manifestadas pelos empresários é a de quem se acha dono da verdade absoluta, e de quem acredita que os outros não sabem o que dizem.

Pois, mas os outros são os que lidam diariamente com a economia – empresários – e os que a estudam – investigadores. Perceberão um pouco do assunto. Não existe apenas um divórcio entre o Governo e a população (como se viu nas manifestações de 15 de Setembro), ou entre o PSD e o CDS/PP; existe um divórcio entre o Governo e a realidade. E quando assim é, não é de admirar que exista um divórcio da população com o sistema político.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 20 de Setembro de 2012 em economia, governação, política

 

Etiquetas: ,

2 responses to “TSU, emprego, sociedade e… realidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: