RSS

A Classe Criativa e o sentido de voto nos EUA

25 Set

Muito interessante este artigo de Richard Florida sobre como a Classe Criativa está a redefinir o mapa eleitoral dos EUA. Estudos levados a cabo por analistas políticos e investigadores, indicam que os candidatos presidenciais do Partido Democrata têm vindo a obter um diferencial de percentagem de votos cada vez maior entre os estados com mais população da Classe Criativa face aos estados com menor proporção desta classe.

Para quem não conhece o conceito, “a Classe Criativa divide-se – segundo definição de Florida – em dois subgrupos: um núcleo super-criativo (super-creative core) – que inclui cientistas, professores universitários, escritores, ou artistas – e os profissionais criativos – que trabalham, por exemplo, em sectores tecnológicos ou financeiros. Fora da sua definição de Classe Criativa ficam pessoas como os operários ou os trabalhadores dos serviços.

Então, trocando por miúdos, de acordo com os estudos mencionados neste artigo, tem crescido a proporção de população desta classe – tipicamente instruída e informada -, que vota democrata, face à população fora desta classe.

Estas conclusões têm ainda mais interesse quando comparadas com os comentários deselegantes e estereotipados do candidato republicano Mitt Romney – cuja divulgação, de resto, lhe abalou a campanha e ameaça o seu resultado eleitoral -, em que afirma que “[h]á 47% da população que vai votar no presidente [democrata Barack Obama] em qualquer circunstância, que são dependentes do governo, que acreditam que são vítimas e que o governo tem responsabilidade de cuidar deles, que acreditam que têm direito a cuidados de saúde, alimentação, habitação, o que for”.

Segundo este artigo (e os estudos nele mencionados), os democratas têm vindo a ganhar força, isso sim, na população mais instruída, mais criativa, mais inovadora.

E por cá como será?

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 25 de Setembro de 2012 em política, sociedade

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: